Experimentações narrativas

Exposição

"A verdadeira poesia é uma função de despertar."

Gaston Bachelard

Como narrar, como restituir? Questões antigas que animam o campo antropológico e nos desafiam em busca de novas abordagens epistemológicas. Trazemos aqui algumas experimentações que surgiram na busca por respostas, a partir da articulação entre o trabalho de campo e o processo narrativo.

A exposição reúne trabalhos realizados a partir da oficina Entre imagens, escritas e narrativas: as grafias e suas montagens na antropologia (2021/1), ministrada por Alexsânder Nakaóka Elias, Daniele Borges e Emiliano Dantas no primeiro semestre de 2021.

Promovida pelo Coletivo Antropoéticas/LEPPAIS, a oficina tinha por objetivo proporcionar maiores subsídios práticos para o desenvolvimento dos trabalhos finais das disciplinas Antropologia e Imagem (2021/1 - PPGAnt) e Antropologia Audiovisual (2020/2 - Bacharelado). 

Em consonância com a proposta  extensionista do Leppais a oficina recebeu participantes da comunidade acadêmica e extra-acadêmica.

As disciplinas, ofertadas para a graduação e pós-graduação no âmbito da Universidade Federal de Pelotas, foram ministradas pelas professoras Cláudia Turra Magni e Daniele Borges Bezerra e pelo professor Alexsânder Nakaóka Elias e contou com o apoio técnico de Hamilton Bittencourt (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som- LEPPAIS).